É certo que as doenças do sistema urinário podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, independentemente da idade.
Mas, outras doenças também têm o poder de afetar o sistema urinário, como doença renal crônica, insuficiência renal, câncer de bexiga e rim e cálculos renais.
É importante procurar um urologista ou nefrologista assim que você apresentar sinais ou sintomas de alteração neste sistema, como ardência e dor ao urinar, urina espumosa ou com forte odor, ou apresentar sangue na urina.
Há grande possibilidade de que seja consultado para os testes que podem ser realizados. E, só assim, o médico especialista irá descobrir a causa dos sintomas e iniciar o tratamento ideal o mais rápido possível.
5 principais doenças do sistema urinário
Abaixo, citei sobre as 5 principais doenças do sistema urinário! Confira:
Infecção urinária
Uma infecção do trato urinário ocorre quando há crescimento de um microrganismo, bactéria ou fungo em qualquer parte do sistema urinário, causando sintomas como dor, desconforto e ardor ao urinar.
Os sintomas de infecção são causados principalmente pelo desequilíbrio da microbiota na área íntima, por exemplo, devido ao estresse ou falta de higiene.
A infecção urinária pode ser classificada especificamente conforme a estrutura do sistema urinário afetado:
- Cistite, o tipo mais comum de infecção do trato urinário que ocorre quando os microrganismos atingem a bexiga e causam urina turva, dor abdominal, peso na bexiga, febre persistente e ardor ao urinar;
- Uretrite, que ocorre quando bactérias ou fungos atingem a uretra, causando inflamação e sintomas como micção frequente, dor ou ardor ao urinar e corrimento amarelo;
- A nefrite, que é a infecção mais grave e ocorre quando o agente infeccioso atinge os rins, provoca inflamação e leva ao surgimento de sintomas como necessidade urgente de urinar, porém em pouca quantidade, urina turva com cheiro forte, presença de sangue, febre e dor abdominal.
Insuficiência renal
A insuficiência renal se caracteriza por causa da dificuldade que os rins possuem em filtrar adequadamente o sangue e promover a eliminação de substâncias nocivas do organismo.
É válido ressaltar que essas substâncias podem se acumular no sangue e levar a doenças como pressão alta e acidose sanguínea, que levam a alguns sinais e sintomas característicos, como falta de ar, palpitações e desorientação.
Doença Renal Crônica
A doença renal crônica, também conhecida como insuficiência renal crônica ou DRC, é a perda progressiva da função renal que não resulta no aparecimento de quaisquer sinais ou sintomas indicativos de perda de função.
Entretanto, só é percebida quando o rim está esgotado e sem utilidade.
Os sintomas da doença renal crônica são mais prováveis de ocorrer em pessoas mais velhas, hipertensas, diabéticas ou com histórico familiar de doença renal crônica, e ocorrem quando a doença já está em estágio avançado.
A pessoa pode ter inchaço nos pés, fraqueza, urina espumosa, coceira no corpo, cãibras e perda de apetite mesmo que sem motivo.
Pedras nos rins
As pedras nos rins são também chamadas de cálculos renais e ocorrem repentinamente e podem ser eliminadas na urina ou alojadas na uretra, causando fortes dores, principalmente na região lombar, podendo levar à dificuldade de movimentação e presença de sangue na urina.
Os cálculos renais podem ter diferentes composições e sua formação está intimamente relacionada a hábitos de vida como falta de atividade física, má alimentação e baixo consumo de água durante o dia, mas também pode estar diretamente relacionada a fatores genéticos.
Incontinência urinária
A incontinência urinária se caracteriza pela liberação involuntária de urina e pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, independente da idade.
A incontinência pode ser causada pelo aumento da pressão na bexiga, mais comumente na gravidez ou devido a alterações nas estruturas musculares que sustentam o assoalho pélvico.
Doenças do sistema urinário feminino
Dentre as doenças do sistema urinário feminino, posso citar:
- Incontinência urinária;
- Câncer de bexiga;
- Câncer de rim; porém, a que mais se destaca é a
- Infecção urinária.
Assim como já foi abordado anteriormente, a infecção urinária em mulheres também se caracteriza pela presença de patógenos (causador da doença) em uma região específica do trato urinário.
Um grupo de pessoas, principalmente mulheres, podem ter bactérias no trato urinário e não desenvolver uma infecção do trato urinário chamada bacteriúria assintomática.
As principais causas são a relação sexual e as bactérias do sistema gastrointestinal, que migram da região perineal até a bexiga. Raramente acontece pela corrente sanguínea.
Existem dois tipos principais de infecção urinária feminina: a cistite e a nefrite. A cistite é a infecção que afeta a bexiga, enquanto a nefrite traz danos aos rins. Este último tem sintomas mais graves.
A incidência de infecção do trato urinário é de 80% a 90% em mulheres, sendo mais comum em idade reprodutiva e em mulheres na menopausa, devido ao declínio do estrogênio e alterações no tipo e quantidade de microrganismos responsáveis pela proteção da vagina.
Doenças do sistema urinário masculino
Agora, se tratando das doenças do sistema urinário masculino, existem:
- Estenoses de uretra;
- Bexiga hiperativa;
- Hiperplasia benigna da próstata (HPB);
- Prostatite.
Estenoses de uretra
A uretrite (infecção da uretra), que normalmente resulta de doenças como tuberculose, pode provocar cicatrizes no canal onde o sêmen e a urina passam.
Então, este tecido fibroso obstrui parcial ou completamente a uretra e cria as chamadas estenoses.
Bexiga hiperativa
A doença ocorre em decorrência de problemas característicos com a micção, como o alto desejo repentino de urinar.
Normalmente, este sintoma é acompanhado por um crescimento na frequência de ir ao banheiro, inclusive à noite.
Prostatite
O processo infeccioso na próstata afeta diretamente o funcionamento do órgão, a liberação de PSA (antígeno específico da próstata) e o funcionamento do trato urinário, afetando a qualidade da micção
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
É o aumento da próstata por causa da ação da testosterona que afeta ainda mais os homens com mais de 45 anos.
A HPB pode causar obstrução parcial ou total da uretra, afetando a vida sexual da pessoa e também sua vida diária.
Espero que você tenha entendido ainda mais sobre as doenças do sistema urinário!