A insuficiência renal é uma doença comum no Brasil. Por isso, é preciso se manter precavido para que não seja infectado.
Entretanto, caso seja, não há o porquê de se desesperar.
Confira o post e aprenda mais sobre a doença! Boa leitura!
Sem dúvidas, é necessário que a insuficiência renal seja diagnosticada por um clínico geral ou um nefrologista assim que os sintomas aparecerem.
Isso porque a doença é uma condição grave que requer tratamento intensivo para aumentar as chances de recuperação rápida.
Insuficiência Renal Aguda
A Insuficiência Renal Aguda, ou de forma resumida: IRA, é uma rápida diminuição da capacidade dos rins de filtrar os resíduos do sangue e eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o corpo.
A insuficiência renal aguda, geralmente, ocorre de repente e causa sintomas como cansaço excessivo, batimentos cardíacos irregulares e falta de ar e inchaço devido ao acúmulo de líquido no corpo.
A principal causa da insuficiência renal aguda é a redução do fluxo sanguíneo para o rim causada por desidratação, choque cardiogênico ou uso indevido de certos medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios.
Além disso, outras condições podem estar associadas à insuficiência renal aguda, como uma infecção renal ou câncer.
É importante que a insuficiência renal seja reconhecida pelo nefrologista ou médico de família logo que apareçam os primeiros sintomas, pois é uma condição grave que requer tratamento intensivo para aumentar as chances de recuperação.
Sintomas de Insuficiência Renal
Dentre os sintomas mais comuns da insuficiência renal, é possível citar:
- Pouco volume de urina;
- Urina amarelada e com forte odor e espuma;
- Cansaço excessivo;
- Falta de ar;
- Dor na região lombar;
- Inchaço das pernas e pés;
- Pressão alta;
- Febre acima de 39ºC;
- Perda de apetite;
- Náusea e vômito;
- Cãibras em excesso;
- Tremor, especialmente nas mãos;
- Formigamento nas mãos e pés;
- Caroços na pele.
Assim que estes sintomas forem observados, é aconselhável consultar um nefrologista ou um clínico geral para que se possa fazer uma avaliação dos sintomas e solicitar exames que ajudem a avaliar a função renal e poder iniciar o tratamento ideal.
O diagnóstico da insuficiência renal é feito por meio de exames de sangue, como ureia, sódio e potássio, e exames de urina que visam identificar a presença de proteínas na urina, que indicam alteração na função renal.
Além disso, o médico pode recomendar a realização de exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para avaliar a gravidade da alteração.
Leia também: O que é e como tratar corrimento amarelo?
Possíveis causas
Assim como todas outras doenças, a insuficiência renal possui possíveis causas. Confira!
A insuficiência pode ocorrer como resultado de algumas situações que podem afetar o funcionamento dos rins a curto, médio ou longo prazo. Os principais são:
- Diminuição do volume de sangue para o rim devido à desidratação, disfunção renal ou pressão arterial baixa;
- Danos nos rins por causa das pedras nos rins ou substâncias tóxicas, como medicamentos;
- Interrupção da micção causada por um aumento da próstata ou pela presença de um tumor;
- Sepse, onde as bactérias podem atingir o rim e outras partes do corpo, o que pode levar danos aos órgãos;
- Doença renal policística, que se caracteriza pela presença de múltiplos cistos no rim, o que pode prejudicar sua função;
- Tomar quantidades excessivas de medicamentos e suplementos proteicos, pois podem danificar o órgão ou atrapalhar suas funções;
- Síndrome hemolítico-urêmica, uma doença causada por uma toxina produzida por algumas bactérias que resulta em danos nos vasos sanguíneos, anemia hemolítica e perda progressiva da função renal.
As pessoas com maior probabilidade de desenvolver insuficiência renal são os diabéticos ou hipertensos que não estão seguindo o tratamento adequado prescrito pelo médico.
Além disso, um histórico familiar de problemas renais, aqueles que fizeram um transplante anterior ou os que têm mais de 60 anos de idade, também têm maior probabilidade de desenvolver essa doença.
Leia também: 10 Primeiros sintomas do problema na próstata
Tratamento da Insuficiência Renal
O tratamento da insuficiência renal deve ser orientado por nefrologista e/ou nutricionista e pode ser realizado na própria residência do paciente ou no hospital, dependendo da gravidade do quadro.
Na maioria das vezes, o tratamento é realizado com medicamentos anti-hipertensivos e diuréticos, pois dessa forma é possível favorecer a eliminação de toxinas que se acumularam no corpo.
Nos casos mais graves, principalmente os crônicos, pode ser necessário fazer um transplante de rim ou uma hemodiálise.
Este último, é um procedimento que visa filtrar o sangue e remover as impurezas que os rins não conseguem filtrar.
Além disso, durante o tratamento da insuficiência renal, é importante que a pessoa siga uma dieta preconizada pelo nutricionista, que deve ser rica em carboidratos e pobre em proteínas, sal e potássio, pois é possível, para evitar a sobrecarga renal.
É sempre válido ressaltar que, em caso de sintomas, é preciso procurar um médico especialista para que uma análise e exames sejam realizados, a fim de diagnosticar se há presença da doença ou não no seu organismo.
Caso o resultado seja positivo, o médico irá escolher o melhor tratamento para que sua recuperação seja a melhor possível!
Eu realmente espero que você tenha entendido ainda mais sobre a insuficiência renal, suas causas, sintomas e como é o tratamento.
Faço um convite para você continuar em no maior blog sobre sistema urinário na internet.