logotipo azul
Search
Close this search box.

Sensação de Bexiga Cheia e Dor no Pé da Barriga

Redação Destaque Saúde

Redação Destaque Saúde

Sensação de Bexiga Cheia
Índice do conteúdo

No post de hoje, resolvi te ensinar mais a respeito da sensação de bexiga cheia e dor no pé da barriga.

Acompanhe o conteúdo até o fim e saiba o que fazer quando começar a ter qualquer sintoma.

A sensação de barriga cheia e a dor no pé da barriga podem estar associadas a diversos fatores, tais como infecção por bactérias ou parasitas, ou até mesmo à má digestão, intolerância a determinados alimentos e gases em excesso. 

No entanto, o inchaço do estômago também pode indicar infecção por parasitas ou bactérias, que deve ser tratada de acordo com as instruções do médico especialista.. 

Se a sensação persistir ou vir acompanhada de outros sintomas, como diarreia, vômito ou perda de peso sem causa aparente, é importante que você consulte um médico imediatamente. 

Continue lendo o post e descubra mais sobre uma das principais causas de sensação de bexiga inchada e dor na parte de baixo da barriga: cistite.

O que é sensação de bexiga cheia e dor no pé da barriga?

Antes de tratar sobre a infecção urinária, é preciso falar sobre o que é sensação de bexiga cheia e dor no pé da barriga.

Também conhecida como pé da barriga, a parte de baixo do abdômen abriga diversos órgãos, como certas regiões do intestino, bexiga, útero, apêndice e a próstata. 

Em razão disso, quando uma pessoa reclama que está com dor no pé da barriga, ele pode estar com desconforto, dor, ou incômodo em qualquer órgão citado acima.

Entretanto, um dos órgãos mais afetados é a bexiga! 

Isso porque ele pode ser acometido de infecções que trazem diversos prejuízos ao organismo, inclusive, a sensação de estar sempre com vontade de urinar e também a dor no pé da barriga.

A dor no pé da barriga ou a dor no baixo ventre pode mudar de intensidade frequentemente, desde pontadas fracas até fortes dores.

Ah, vale ressaltar que a sensação de bexiga cheia e dor no pé da barriga pode afetar pacientes de qualquer idade.

E, sem dúvidas, a sensação de bexiga cheia, mesmo depois de urinar, também pode ser um sintoma de infecção da bexiga. 

Como é sabido, a infecção urinária feminina ocorre bem mais do que a infecção urinária masculina.

Dentre os tipos dessas infecções, é possível citar a cistite, que provoca sensação de bexiga inchada e dor na parte de baixo da barriga. Confira mais a seguir:

Cistite 

As infecções do trato urinário afetam bem mais as mulheres do que os homens, principalmente devido às diferenças no tamanho da uretra e na distância da uretra ao ânus, que diferem em ambos os sexos. 

O fato da mulher ter a uretra mais próxima do ânus facilita a entrada de bactérias que habitam no intestino, que são as principais causas de infecções do trato urinário.

Além disso, a uretra da mulher tem aproximadamente 5 cm, enquanto a do homem tem cerca de 12 cm de altura, o que facilita a entrada de bactérias na bexiga e nos rins. 

Para resumir, a cistite é um tipo de infecção do trato urinário. Na uretra, seu nome é uretrite e pode provocar até a incontinência urinária, no rim, é pielonefrite e pode até causar uma insuficiência renal.

Além da sensação de bexiga cheia e dor no pé da barriga mesmo depois de urinar, a cistite pode levar a dificuldade para urinar, dor ou ardor ao urinar, redução do volume de urina e vontade de urinar várias vezes ao dia. 

Também pode ocorrer presença de sangue na urina. 

Normalmente, a cistite não causa febre. Se estiver presente, é sinal de que a infecção já atingiu os rins ou a próstata nos homens. 

Nos rins, a infecção pode se tornar muito mais grave e generalizada se a pessoa não receber o tratamento adequado em tempo hábil.

Qual o tratamento ideal para a cistite? 

O tratamento da cistite aguda é realizado com antibióticos, selecionados de acordo com as características do paciente e da infecção.. 

Outros medicamentos, como anti-inflamatórios e antiespasmódicos, também podem ser usados ​​para aliviar a dor e outros sintomas de infecção ou sensação de bexiga e dor no pé da barriga

A duração do tratamento antibiótico para cistite aguda simples é geralmente de 3 a 5 dias, podendo variar de 1 dia (com uma dose) a 7 dias, dependendo da medicação prescrita. 

Para cistite recorrente, o tratamento é profilático e duradouro (pelo menos 6 meses). 

Consiste na utilização contínua de antibióticos em doses menores e automedicação intermitente com o objetivo de prevenir futuros episódios de cistite.

Se a pessoa ainda desenvolver uma infecção, ela pode receber uma vacina oral que estimula o sistema imunológico. Este último tratamento geralmente dura 9 meses. 

O tratamento da cistite intersticial (síndrome da bexiga dolorosa) é muito mais complexo do que a cistite bacteriana e envolve vários métodos, desde antidepressivos até fisioterapia. 

O tratamento de uma infecção da bexiga pode ser realizado por um clínico geral ou clínico geral.

Espero que tenha entendido mais sobre uma das principais causas de provocar a sensação de bexiga cheia e dor no pé da barriga
Confira os demais posts do blog e continue aprendendo ainda mais sobre as doenças do sistema urinário..

Redação Destaque Saúde

Descubra os produtos Longy Health

Pensando em você!

Uroalívio Feminino 60 Capsulas

O Uroalivio está em cápsula elaborada com Cranberry em pó, fruto com alta concentração de vitaminas A e E, além de antioxidantes, flavonoides e ácido fólico, conhecidos por seu potencial no trato urinário.

Saiba Mais

Uroalívio For Men 60 Capsulas

O Uroalivio está em cápsula elaborada com Cranberry em pó, fruto com alta concentração de vitaminas A e E, além de antioxidantes, flavonoides e ácido fólico, conhecidos por seu potencial no trato urinário.

Saiba Mais

Doenças, condições, sintomas e Tratamentos mais consultados

Leia mais sobre esses assuntos.

Matérias relacionadas

Leia mais sobre esses assuntos.

O Que é Desmame e Como Fazer?

Descubra tudo sobre desmame neste conteúdo imperdível! Aprenda como fazer o desmame de forma tranquila

Como manter a amamentação depois da licença-maternidade?

A amamentação é um elo mágico entre mãe e bebê, proporcionando não apenas nutrição, mas

Atividade Física e Bem-Estar

Caro leitor, é um prazer explorar o impacto da atividade física e bem-estar em nossa

Como Regular o Sono: Importância e Tempo Ideal

O sono desempenha um papel crucial na nossa saúde e bem-estar. Quando dormimos bem, nosso

Sono Profundo: Como Ter, Alimentos, Tempo e Bebida para Dormir!

O sono é uma parte fundamental da nossa vida. É durante o sono que nosso

Higiene do Sono: O que é? Causa, Como Fazer e Principais Medidas!

Caro leitor hoje vamos falar sobre higiene do sono. Você já se pegou rolando na