A incontinência urinária atinge todas as pessoas, tanto mulheres, quanto homens e crianças!
É preciso tomar muito cuidado com a bexiga solta e, caso esteja passando por este problema, procure um médico especializado!
O que é a incontinência urinária?
A incontinência urinária ocorre quando uma pessoa urina involuntariamente.
Isso pode ocorrer como resultado de um enfraquecimento da bexiga e/ou do assoalho pélvico devido à gravidez ou distúrbios ou distúrbios neurológicos.
Também pode ocorrer quando você se exercita, como durante a atividade física, ou ao tossir ou espirrar.
Na grande maioria dos casos, a incontinência urinária é controlada por mudanças de hábitos.
Contudo, dependendo da frequência, o médico pode recomendar a utilização de medicamentos ou até uma cirurgia.
Principais sintomas
Dentre os sintomas mais comuns da incontinência urinária, posso citar:
- Perder, de modo involuntário, pequena quantidade de urina, que pode ocorrer ao se mexer, tossir, espirrar ou fazer exercícios;
- Em alguns casos, necessidade urgente de urinar;
- Sensação de ainda conter urina da bexiga.
Como resultado da perda de urina, a pessoa pode se sentir mal, ter baixa autoestima, evitar o contato com demais pessoas e ficar mais ansiosa e/ou deprimida.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico de incontinência urinária precisa ser realizado por um médico urologista, ginecologista ou até um clínico geral, e baseia-se inicialmente na análise do tempo de perda de urina e se existem ou não sintomas acompanhantes.
Assim, o médico pode identificar a causa da incontinência urinária e, com isso, indicar o tratamento ideal.
Também, a fim de confirmar a incontinência e identificar a causa do problema, o especialista pode solicitar a realização de um exame urodinâmico.
Através dele, é possível avaliar a contração dos músculos do sistema urinário durante a micção.
Incontinência urinária feminina
A incontinência urinária feminina é caracterizada pela perda involuntária de urina.
Sua frequência aumenta com o passar dos anos, geralmente ocorre em mulheres com mais de 40 anos e é muito comum em mulheres com mais idade.
Essa condição, embora benigna, pode afetar bastante a qualidade de vida e a autoestima, além de limitar severamente as atividades diárias, afetando o bem-estar geral e muitas vezes levando a síndromes depressivas.
O paciente vive em constante medo de que as perdas sejam notadas por outras pessoas.
É comum que tenham medo de que as pessoas ao seu redor sintam o cheiro de sua urina e muitas vezes evitam sair de casa ou até mesmo realizar as atividades mais básicas e simples da vida diária, sabendo que isso pode desencadear incontinência urinária.
Incontinência urinária masculina
Você sabia que a incontinência urinária masculina pode ocorrer em qualquer idade?
Por mais que seja mais comum em homens acima dos 45 anos e principalmente acima de 70 anos, a doença pode ocorrer até nos mais jovens.
Isso pode ser devido a deficiências intrínsecas do esfíncter urinário, ocasiões pós-cirúrgicas, pós-traumáticas, patologias que envolvem a bexiga ou como consequência de problemas na próstata, que interferem no funcionamento do sistema urinário.
Tipos de incontinência urinária
Você sabia que existe mais de 1 tipo de incontinência? Não? Fique calmo(a), pois irei te explicar melhor sobre eles.
Existem 5 tipos de incontinência quando se trata sobre a micção do homem e da mulher. Confira cada um deles, abaixo:
Bexiga Hiperativa ou Incontinência de Urgência
A incontinência urinária de urgência, também conhecida como IUU, se caracteriza pela perda de urina acompanhada de uma necessidade urgente de urinar, impedindo a pessoa de chegar ao banheiro para fazer a micção.
Incontinência de Esforço
A incontinência urinária de esforço, que também é conhecida como IUE, se caracteriza quando a pessoa perde urina enquanto ri, tosse ou quando realiza atividade física, por exemplo.
Incontinência Mista
A incontinência urinária mista nada mais é que a ligação da incontinência por esforço e de urgência.
Ou seja, a partir disso, a perda da urina ocorre durante a realização de atividades físicas no mesmo instante em surge a vontade de urinar, urgentemente.
Incontinência por Regurgitação
Ao contrário de uma bexiga hiperativa, que se contrai de modo involuntário, na incontinência urinária por regurgitação, existe uma expansão progressiva do órgão e perda da contração.
Na incontinência por regurgitação, a bexiga é incapaz de realizar o mecanismo necessário para expelir a urina e uma quantidade crescente de urina se acumula nela.
Normalmente, ocorre por causa de uma obstrução no fluxo da urina, o que impede que o líquido da bexiga seja evacuado de forma correta.
Incontinência Funcional
Por sua vez, na incontinência funcional, o vazamento pode ocorrer mesmo quando o sistema urinário está funcionando adequadamente.
Ocorre como resultado de condições que reduzem a consciência da necessidade de urinar ou impedem a micção, como em distúrbios articulares e musculoesqueléticos, problemas cognitivos ou doenças neurológicas.
Tratamento incontinência urinária
O tratamento da incontinência urinária depende do tipo da doença, se é de esforço, urgência ou da junção de ambas.
Na maioria dos casos, no entanto, o tratamento pode incluir exercícios da musculatura pélvica, fisioterapia, medicação ou até mesmo cirurgia, principalmente nos casos mais graves.
O ideal é que o tratamento da incontinência para urinar seja indicado por um urologista que avaliará o tipo de incontinência e a intensidade dos sintomas e vai identificar qual é o tratamento ideal para você.
- Exercícios de Kegel
- Remédio
- Fisioterapia
- Alimentação; e/ou
- Cirurgia.
Espero que você tenha entendido ainda mais sobre o que é a incontinência urinária, seus tipos e o tratamento.
Mas de qualquer forma, sempre procure um médico especialista para que um diagnóstico seja feito e um tratamento seja passado o mais rápido possível!
Acompanhe os demais artigos do blog para que possa continuar aprendendo e dominando os assuntos que envolvem a saúde da mulher, do homem e das crianças! Até a próxima!
Faço um convite para você continuar em no maior blog sobre sistema urinário na internet.